Associação dos Amigos do MGRBS

A ideia de preservação da memória bonjesuense sempre esteve presente junto aos cidadãos que circulam pelas ruas, contudo a construção paulatina dessas memórias nem sempre é fácil, depende de material humano capaz de entender a importância histórica de cada momento vivido, apoio logístico, funcional, material e a união de pessoas com o mesmo ideal.
O Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira nasceu por iniciativa de Gino Martins Borges Bastos que convidou amigos para se associarem com o objetivo de resgatar a história para preservação da memória de duas importantes personalidades da pequena Bom Jesus do Itabapoana: Roberto Silveira (Governador do RJ de 31 de janeiro de 1959 a 28 de fevereiro de 1961) e Badger Silveira (de 31 de janeiro de 1963 a 1.º de maio de 1964), irmãos honrados, que assumiram o mais alto posto da administração do Estado do Rio de Janeiro. Honraram com dignidade as responsabilidades do cargo sem desprezar sua terra natal. A cidade os abraça resgatando suas memórias.
A associação dos amigos do memorial é composta por pessoas da região e tem sua sede no Sítio Rio Preto. Em matéria publicada no dia 12 de junho de 2014 - blog do jornal O Norte Fluminense, resgatamos o momento histórico que deu início ao projeto de construção do memorial, como segue:



"No dia 07 de junho passado, ocorreu a histórica reunião em que  foi decidida a fundação da Associação de Amigos do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira. A entidade ficará responsável por arrecadar recursos para a construção do prédio e administrar o Memorial.



A reunião ocorreu no antigo Sítio Rio Preto, em Calheiros, 2o. Distrito de Bom Jesus do Itabapoana, onde nasceram Roberto e Badger Silveira. Participaram da reunião Gino Martins Borges Bastos, Edesio Machado de Souza, André Luiz de Oliveira, Edimo Saluto Rezende, Alessandro Santos Nunes, Cintia Oliveira Nunes, José Alves Moreira, Eraldo Saluto de Rezende, Gizelia Ferreira Ribeiro Tenório e Georgina de Oliveira Santos."

"A área para a construção do prédio foi gentilmente cedida por Georgina de Oliveira Santos, viúva de Neneco, o amigo de infância de Roberto e Badger, e por sua filha Cíntia Oliveira Nunes." 

Leia a matéria completa aqui: http://onortefluminense.blogspot.com.br/2014/06/roberto-silveira-foi-vitima-de-um.html.

Nenhum comentário: