Nessa data foi apresentada ao público presente uma obra artística, óleo sobre tela, encomendada por Gino Bastos, exclusivamente criada pelo Artista Rudson Costa, natural de Cachoeiro de Itapemirim (ES), com a finalidade de representar os Governadores, momentos vividos e familiares. Símbolo da homenagem que não será estancada pelo tempo, a obra recebeu do artista o título "Se o ver, verás", com a licença poética exigida, para representar a família Silveira (Silveirada), como salientou o artista.
O evento foi abrilhantado com a presença de ilustres participantes, entre eles os filhos de Badger Silveira, Ana Maria, Maria Cristina Silveira e Badger Filho. Presenças que a todos honrou.
Contou também com a participação ativa de Wilma Martins Teixeira Coutinho que trabalhou no gabinete dos governadores Roberto Silveira e Badger Silveira, que emocionou aos ouvintes com um primoroso discurso.
Nos dias que antecederam o lançamento da pedra fundamental, foram promovidas diversas oficinas culturais para crianças da região, trazido por outro movimento originado na cidade de Bom Jesus do Itabapoana o Circuito Cultural Arte entre Povos, entre elas, oficina de contação de estórias com a cachoeirense Maria Elvira Tavares Costa e desenho com o também cachoeirense Rudson Costa, o que faz prova da importância do memorial, não somente pela função histórica, mas também pelo resgate da construção cultural na região.
Para a comunidade local foi aberto espaço para demonstração de suas pequenas produções artesanais.
Outros importantes acontecimentos marcaram a iniciativa de recuperar memórias do passado. A exemplo da reprodução do ato de beber água da bica em recipientes feitos com folhas de inhame,
a 1ªcavalgada Governadores Roberto e Badger Silveira,
e a oferta de flores em respeito àqueles que, em corpo físico já não se encontram, mas são lembrados e vivem para sempre na memória de cada um.
Cintia Nunes e seu padrinho Kelsey, proprietário do Kesya's Buffet, de Muqui (Es). Kelsey gentilmente fez o empréstimo de todo material de buffet utilizado no almoço, desde pratos, talheres, taças e toalhas para as mesas.
Ponto alto e de muito entusiasmo, foi a apresentação do coral bonjesuense 'Amantes da Arte' elevando e enaltecendo a musica,
agraciando a todos com um belo trabalho.
Ao final todos puderam confraternizar apreciando a linda mesa de pães, bolos e doces, carinhosamente ornamentados para receber os amigos do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira.
Viva Roberto e Badger Silveira! Viva seus ideais que vivem!
Outros momentos do evento.
Raul Travassos |
Eraldo Saluto |
Jailton da Penha |
Liara Willian - Wilma Martins e os irmãos Ana Maria, Maria Cristina e Badger Silveira |
Gino Bastos, André Luiz de Oliveira |
Paula Bastos, Liara Willian, Francisco Rivero |
Badger Filho, Wilma, Cristina, Ana Maria e Georgina, presidente da associação |
Cintia Oliveira Nunes diretora do memorial, Jailton da Penha Radialista/jornalista |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é bem vindo!