2 de maio de 2016

Agosto de 2014 - Lançamento da Pedra Fundamental do Memorial Roberto e Badger Silveira

Seguindo o ideal de construção, foi realizado em 10 de agosto de 2014 o "lançamento da pedra fundamental do Memorial Roberto e Badger Silveira, na cidade natal dos irmãos, Bom Jesus do Itabapoana, RJ. O evento foi amplamente apoiado por cidadãos bonjesuenses e de outras regiões ou estados, com visitação ao acervo de peças resgatadas, banners contando um pouco da história, tudo provisoriamente alocados em espaço gentilmente cedido.
























Nessa data foi apresentada ao público presente uma obra artística, óleo sobre tela, encomendada por Gino Bastos, exclusivamente criada pelo Artista Rudson Costa, natural de Cachoeiro de Itapemirim (ES), com a finalidade de representar os Governadores, momentos vividos e familiares. Símbolo da homenagem que não será estancada pelo tempo, a obra recebeu do artista o título "Se o ver, verás", com a licença poética exigida, para representar a família Silveira (Silveirada), como salientou o artista.


O evento foi abrilhantado com a presença de ilustres participantes, entre eles os filhos de Badger Silveira, Ana Maria, Maria Cristina Silveira e Badger Filho. Presenças que a todos honrou.



             




Contou também com a participação ativa de Wilma Martins Teixeira Coutinho que trabalhou no gabinete dos governadores Roberto Silveira e Badger Silveira, que emocionou aos ouvintes com um primoroso discurso.









 Nos dias que antecederam o lançamento da pedra fundamental, foram promovidas diversas oficinas culturais para crianças da região, trazido por outro movimento originado na cidade de Bom Jesus do Itabapoana o Circuito Cultural Arte entre Povos, entre elas, oficina de contação de estórias com a cachoeirense Maria Elvira Tavares Costa e desenho com o também cachoeirense Rudson Costa, o que faz prova da importância do memorial, não somente pela função histórica, mas também pelo resgate da construção cultural na região.



 Para a comunidade local foi aberto espaço para demonstração de suas pequenas produções artesanais.


Outros importantes acontecimentos marcaram a iniciativa de recuperar memórias do passado. A exemplo da reprodução do ato de beber água da bica em recipientes feitos com folhas de inhame, 

a 1ªcavalgada Governadores Roberto e Badger Silveira,


e a oferta de flores em respeito àqueles que, em corpo físico já não se encontram, mas são lembrados e vivem para sempre na memória de cada um.



Cintia Nunes e seu padrinho Kelsey, proprietário do Kesya's Buffet, de Muqui (Es). Kelsey gentilmente fez o empréstimo de todo material de buffet utilizado no almoço, desde pratos, talheres, taças e toalhas para as mesas.





Ponto alto e de muito entusiasmo, foi a apresentação do coral bonjesuense 'Amantes da Arte' elevando e enaltecendo a musica,
agraciando a todos com um belo trabalho.



Ao final todos puderam confraternizar apreciando a linda mesa de pães, bolos e doces, carinhosamente ornamentados para receber os amigos do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira.



Viva Roberto e Badger Silveira!     Viva seus ideais que vivem!         








Outros momentos do evento.






Raul Travassos

Eraldo Saluto


Jailton da Penha 

Liara Willian - Wilma Martins e os irmãos
Ana Maria, Maria Cristina e Badger Silveira

Gino Bastos, André Luiz de Oliveira

Paula Bastos, Liara Willian, Francisco Rivero



Badger Filho, Wilma, Cristina, Ana Maria e Georgina, presidente da associação

Cintia Oliveira Nunes diretora do memorial,
Jailton da Penha Radialista/jornalista



Nenhum comentário: