No dia 8 de agosto de 2015.aconteceu a comemoração de um ano de lançamento da pedra fundamental do Memorial Roberto e Badger Silveira.
O grupo de Caxambu de Vargem Alegre, de Cachoeiro de Itapemirim (ES), e a cantora chilena Vasti Michel foram algumas das atrações da comemoração, no Sítio Rio Preto, distrito de Calheiros.
A Associação dos Amigos do Memorial realizou uma esmerada organização, contando com o apoio da comunidade, o que permitiu o grande êxito do evento.
De acordo com reportagem do jornal ‘O Norte Fluminense’ “É como se o espírito do casal Biluca-Boanerges, assim como de Roberto, Badger, Zequinha, Dinah, Maria da Penha e do amigo Neneco estivesse presente, inspirando a união dos sonhos e da luta na construção de um mundo diferente.”
Outro destaque da tarde cultural foi a cantora chilena Vasti Michel que, pela primeira vez veio ao Brasil, e encantou o público com as interpretações de canções típicas de seu país de origem
Além dos espetáculos, houve exposição de produtos da região e apresentação de novas placas explicativas sobre o sítio que pertenceu a Boanerges Borges da Silveira e Biluca.
O acervo do Memorial também foi acrescido com doações feitas por Ana Maria Silveira, filha de Badger, e Ataliba Boechat.
No dia anterior, duas oficinas, de Artes Plásticas, com Francisco Rivero, e de Música, com Aline Gonçalves, encantaram os alunos da Escola Municipal Coronel Luís Vieira de Rezende, de Calheiros, que foram acompanhados da diretora Giselle Montavaneli e do professor Fábio Carrero. A equipe de animação Art Alegria marcou também presença, trazendo alegria para a garotada.
Francisco Rivero - Artista Plástico - Cuba - oficina de desenho |
Estiveram presentes, ainda, no evento, entre outros, Ronaldo Borges de Abreu, procurador do município, Clerinho da Soledade, vereador, Paula Aparecida Martins Borges Bastos, pró-Reitora do IFF (Instituto Federal Fluminense) e diretora do ECLB, Francisco Rivero, artista plástico que idealizou o logotipo do Memorial, Adilson Figueiredo, poeta, artista plástico e historiador, Maria Laura Chicayban, da Secretaria Estadual de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, Fátima Marotta Henriques, diretora da Casa de Oliveira Viana, de Niterói (RJ), Philip Johnston, cineasta do Rio de Janeiro, Rocio Salazar, cineasta peruana, Aline Gonçalves, musicista do Rio de Janeiro, Ricardo Navia, do Chile, Tatiane Sena, professora do IFF, campus de Bom Jesus do Itabapoana, Lucília Stanzani, advogada, comandando outra comitiva de Cachoeiro de Itapemirim, Elizete Maria, diretora da Escola Estadual São Sebastião do Sacramento, de Manhuaçu (MG), Maria Auxiliadora, comandando comitiva de Guaçuí (ES), e Jussara Miranda, presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de nosso município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é bem vindo!